Projeto Final apresentado ao curso de MBA – Gestão de Saúde da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obtenção do Grau de Pós Graduação Lato Sensu Gestão em Saúde.

Niterói – RJ 2011

O objetivo principal deste trabalho foi à realização de um estudo sobre os principais problemas nas atividades de logística hospitalar interna, focada no planejamento de compras de uma rede hospitalar pública no Rio de Janeiro, no intuito de analisar o seu atual funcionamento, estudando meios que viabilizem as melhores propostas para propor ações de implementação de alternativas visando à resolução de problemas. Para a consecução dos objetivos propostos, optou-se por um estudo qualitativo por meio de uma abordagem descritiva. Quanto à estratégia, o estudo assumiu a forma de estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio da realização de um grupo focal e de entrevistas semi-estruturadas. As respostas obtidas foram analisadas pela técnica de  nálise de conteúdo. Por meio da análise das respostas, percebeu-se que as assertivas do grupo focal e das entrevistas convergiram para os seguintes problemas existentes: falta de interação da rede hospitalar, falta de padronização dos processos, problemas no gerenciamento das compras centralizadas, nas especificações técnicas para compra e falta de entendimento do processo licitação. Todavia, esses problemas podem ser solucionados por meio de ações integradas envolvendo não apenas a equipe de licitações da rede, mas todos os que participam diretamente do processo.

Autor: José Claudio de Azevedo Almeida

Orietadora: Profª. Rita de Cássia Garcia MSc

Palavras-chave: Planejamento. Compras Públicas. Hospital Público.

Clique aqui para baixar a publicação

 

 

 

MONOGRAFIA: Planejamento de compras em Rede Hospitalar Pública: Estudo de Caso da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro
Classificado como: