O Hospital Federal da Lagoa (HFL), no Rio de Janeiro, recebeu no dia 15 de setembro, uma homenagem do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Rede HVS), concedida aos novos membros pela adesão à campanha “Desafio 2020 a Saúde do Clima”. A cerimônia de entrega do ‘certificado de reconhecimento’ aconteceu durante o seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2016, realizado nos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa / Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), em São Paulo.

Iniciado em 2008, o projeto conta hoje com mais de 140 membros, dentre eles o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), ambos também no Rio de Janeiro. A proposta da iniciativa está baseada no compromisso dos estabelecimentos de saúde com um conjunto de objetivos abordando as principais áreas de atuação para melhoria do desempenho ambiental e maior sustentabilidade no setor saúde.

Para a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do HFL, Rita de Cássia Garcia, que representou o Hospital Federal da Lagoa durante o evento, o trabalho para atingir as metas definidas pelo ‘Desafio 2020 a Saúde do Clima’ continua e será ampliado. “Queremos reduzir ainda mais o consumo de recursos naturais e aumentar a coleta seletiva visando, sempre, diminuir o impacto ambiental. Também vamos intensificar o trabalho de compostagem”, conta Rita.
A partir de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) o HFL implantou ações com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados. Dentre as ações estão o estimulo a impressão frente e verso e, posteriormente, envio dos papéis para reciclagem; a substituição da caldeira a diesel por boiler a gás natural; e uma parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) no transporte dos materiais recicláveis para as cooperativas de catadores credenciados, com o propósito de ampliar a reciclagem.

Outras ações também foram introduzidas como a substituição dos termômetros e esfigmomanômetros de mercúrio por digital; a compostagem de plantas e resíduos orgânicos; e a redução do consumo de energia.

 

Adriano Schimit , para o Blog da Saúde

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/51723-sustentabilidade-hospital-federal-da-lagoa-rj-recebe-homenagem-por-acoes-sustentaveis

Sustentabilidade: Hospital Federal da Lagoa (RJ) recebe homenagem por ações sustentáveis
Classificado como: