O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público estadual (MP) assinaram protocolo de intenções para estabelecer a Rede Rio de Sustentabilidade. O objetivo é implementar ações que promovam o desenvolvimento de práticas sustentáveis em órgãos e entidades públicas do Rio.

Na cerimônia, na terça-feira (12/4), foi exibido vídeo com depoimentos de diretores-gerais do TJRJ em que são anunciadas as iniciativas ambientais, desde a adesão, em 2011, ao programa Agenda A3P do governo federal. Na atual gestão do TJ, o Plano de Logística Sustentável possui 56 ações programadas, que se desdobram em 215 ações, grande parte delas em curso. Há, por exemplo, construção de teto verde em algumas unidades e redução do consumo de energia e de água.

A Rede Rio de Sustentabilidade conta com 49 entidades, que trocam experiências de preservação ambiental. Ao destacar o engajamento do tribunal, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, lembrou a inexistência da preocupação com o tema no passado.

“Temos hoje outra visão. O homem não é uma ilha, que possa viver isolado. Hoje, existe uma nova consciência sobre a importância de cuidar da natureza e do planeta. Temos que fazer um mundo melhor para as futuras gerações. É preciso haver essa consciência coletiva. Apesar de tantos obstáculos, podemos colaborar para um mundo melhor”, concluiu o juiz.

Intercâmbio – O presidente da Comissão de Sustentabilidade do TJRJ, desembargador Jessé Torres Pereira Júnior, espera que a Rede atinja uma centena de participantes, num trabalho de intercâmbio. Segundo ele, as instituições do Poder Judiciário, juntamente ao Jardim Botânico, exercem um papel próprio por suas características de mediadoras e protetoras da sociedade.

“A Rede terá feito algo extraordinário se conseguir fazer esse intercâmbio de práticas sustentáveis. Este não é apenas um protocolo de intenções. Aqui no Tribunal de Justiça, algumas ações já estão em prática, como a aprovação da minuta do edital para a contratação de cooperativas ou associações para fazer o recolhimento de resíduos. Isto tem um papel social relevante”, disse.

Para a presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, Samyra Brollo de Serpa Crespo, a assinatura do protocolo representa uma articulação. Já o procurador-geral do Tribunal de Contas, Sergio Cavalieri Filho — também desembargador e ex-presidente do TJRJ —, destacou a relevância da participação na agenda da Rede do TJRJ, TCE e do MP. O coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente, promotor Marcos Cavalcante Pereira Leal, representante do Ministério Público, disse esperar que o Rio de Janeiro assuma o protagonismo no país com a Rede.

Participaram, também, a corregedora-geral da Justiça, Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, diretores-gerais do TJRJ e servidores.

Fonte: TJRJ

http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/82064-justica-do-rio-assina-protocolo-para-criar-rede-de-sustentabilidade

Justiça do Rio assina protocolo para criar rede de sustentabilidade
Classificado como: