O Balanced Scorecard – muitas vezes chamado de BSC – é um instrumento utilizado para maximizar a qualidade de gestão das empresas. São obtidas informações por meio de um estudo que classifica o desempenho da companhia, possibilitando a identificação de pontos de maior fragilidade e traçar estratégias para atingir os objetivos.

A aplicação do Balanced Scorecard costuma ser feita não apenas em companhias privadas, mas também em empresas do setor público e ONGs. A ferramenta permite o acompanhamento integral das técnicas em execução, garantindo o desdobramento em uma série de benefícios, como a melhora na comunicação a partir do surgimento de uma rede, o que influencia diretamente no aumento do comprometimento dos profissionais com a organização.

Ações do BSC

As empresas que procuram pelo BSC tem, em geral, o desejo de fazer com que seu planejamento esteja de total acordo com as tarefas que estão sendo executadas no dia a dia. Para que isso seja viável, é necessário realizar uma série de ações. Veja quais delas fazem parte do trabalho do BSC:

Definir metas: é importante, antes de tudo, saber o que a empresa deseja alcançar. Somente a partir disso será possível traçar estratégias para atingir os objetivos. Com a definição destas ideias, o gestor é capaz de individualizar as metas, indicando as responsabilidades de cada colaborador e fazendo a companhia crescer como um todo.

Trabalhar a comunicação: para que os resultados sejam alcançados, é necessário que todos os colaboradores estejam em perfeito alinhamento de atuação, o que só pode ser obtido com uma boa estratégia de comunicação entre os departamento. O BSC fica responsável pelo trabalho de uniformizar os processos da companhia.

Deixar clara a estratégia: é necessário criar um plano estratégico que deixe claro o que é pretendido e quais medidas serão tomadas. Dessa forma é possível que cada gestor entenda as atividades delegadas ao seu departamento e saiba administrá-las de maneira adequada.

Dar retorno aos colaboradores: um ponto considerável na melhora dos resultados é a entrega de um retorno ao trabalho realizado pelos seus colaboradores. Com as informações fornecidas pelo Balanced Scorecard, será possível obter detalhamentos sobre resultados e repassar aos funcionários, indicando onde foram bem e o que pode ser melhorado.

http://economia.ig.com.br/2016-06-27/balanced-scorecard-gestao-empresa.html

Balanced Scorecard: saiba o que é e como pode ajudar sua empresa
Classificado como: