Tema: “Gestão de Redes de Atenção à Saúde: Transformação Organizacional e Geração de Valor”

Organização: CASS / CRA-RJ – Comissão Especial de Administração de Serviços de Saúde – Adm. Fátima Ribeiro, Adm. Rita Garcia, Adm. Jamil Moyses Filho, Prof. Leonardo Carâp, Adm. Talita Filipino, Adm. João Todeschini e Adm. Miriã Campos.

Local: Auditório Gilda Nunes – CRA-RJ – Rua Professor Gabizo, 197 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

PROGRAMAÇÃO

Contextualização

A incorporação do conceito de redes de atenção em nosso sistema de saúde e o desenvolvimento de modelos para a sua organização e gestão configuram, sob diversos aspectos, um importante passo para a melhoria na efetividade das ações de saúde realizadas e entregues à sociedade.

O gestor dessas redes tem entre seus grandes desafios formular planos e ações de impacto para o gerenciamento da oferta (capacidade instalada) e da demanda (necessidades em saúde para determinada população adscrita), de modo que a sua base de produção use seus recursos de modo eficiente sem gargalos nem desperdícios, conseguindo ganhos de escala por curvas de aprendizagem favoráveis.

O adequado vocacionamento das unidades de saúde em função de suas competências essenciais e capacidades (ordinárias e dinâmicas) deve criar as condições necessárias para que o papel desempenhado por cada uma delas seja sinérgico com as demais, quando organizadas em rede, permitindo ao administrador ganhos de governabilidade sobre a segurança, qualidade e custos, com reflexo positivo no valor gerado.

O IX ENCAD que se debruçou sobre essa realidade para que os administradores de serviços e sistemas de saúde possam debater as distintas realidades e desafios das diversas redes de atenção à saúde, apresentadas sob a perspectiva de seus dirigentes representadas pelos palestrantes convidados conforme abaixo:

IX ENCAD Saúde – Encontro de Administração em Saúde do CRA-RJ – 27/11/2019
Classificado como: